É Verdade que o Chá Verde Diminui a Celulite?

É de público conhecimento que esta poderosa bebida natural tem inúmeras propriedades e benefícios para nossa saúde, mas será que o chá verde diminui a celulite?

Para responder a esta pergunta, antes de mais nada precisamos saber qual é o verdadeiro chá verde e como é tratado para poder manter suas incríveis propriedades.

O que é chá verde?

O verdadeiro chá é proveniente das folhas da Camellia Sinensis e os diferentes tipos são obtidos de acordo com o tratamento a que as mesmas são sujeitas.

Para se obter o poderoso chá verde, as folhas deste arbusto são submetidas a um processo de aquecimento logo após a sua colheita, com o objetivo de evitar a oxidação.

Graças a esse método, a bebida preserva grande parte das propriedades da planta.

Chá verde para reduzir a celulite

Suas virtudes medicinais são de conhecimento milenar, mas hoje, a ciência ocidental está comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas, admitindo que é uma bebida que proporciona incríveis benefícios para a nossa saúde.


Mais Sobre Beleza


Atualmente, este chá está sendo considerado como um grande  aliado da saúde por ser rico em flavonoides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os temidos radicais livres, elementos responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

Entre os seus principais benefícios, podemos destacar os seguintes:

  • o combate ao envelhecimento precoce das células,
  • a diminuição das taxas de colesterol,
  • o reforço dos vasos sanguíneos,
  • a prevenção de vários tipos de câncer.

Mas além disso, o chá verde também:

O chá verde diminui a celulite?

E agora, duas das propriedades que mais interessam às mulheres: substâncias presentes no chá verde regeneram a pele e são eficazes no tratamento da celulite!

O chá verde diminui a celulite

Um estudo realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta revelou que, o grupo que recebeu este chá, teve aumento de 4% na velocidade de combustão das calorias no organismo.

No entanto, também está comprovado que o chá verde tem muitos outros benefícios. Ajuda a diminuir as taxas de colesterol, ativa o sistema imunológico e também previne o câncer, devido ao fato de ser rico em bioflavonoides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.

Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter boa dose de tanino: o consumo diário deste chá diminui as taxas do LDL (colesterol “ruim”) e fortalece os vasos sanguíneos (tanto as artérias quanto as veias).

Um outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que o extrato de chá verde pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.

Saiba como preparar o chá verde adequadamente

A quantidade recomendada para um bom preparo é de 2 colheres de sopa de folhas do chá para 1 litro de água.

Siga estas instruções para preparar o chá da melhor forma possível:

  • Ferva a água até que comece a borbulhar ligeiramente e desligue o fogo.
  • A seguir, aguarde de 30 a 60 segundos antes de usá-la, deixando-a esfriar um pouco.
  • Coloque uma colher de sopa cheia de chá verde num recipiente e verta a água aos poucos sobre o mesmo.
  • Abafe e deixe descansar durante pelo menos 5 minutos. Depois coe, removendo as folhas.
  • Coloque o chá que acabou de preparar em um bule previamente aquecido com água quente.
DICA:
Quando for servir o chá em várias xícaras, encha cada uma até um terço e vá fazendo um rodízio, para que o sabor seja igualmente distribuído entre elas. Isto porque o chá “assenta” e, a primeira vez que for servi-lo, será bastante mais fraco do que a última.

Na medida do possível, beba-o puro, sem usar açúcar, leite ou outros aditivos. Se foi preparado adequadamente, notará que ele possui um sabor delicioso, forte e característico.

Seguindo estas orientações, você poderá extrair uma maior quantidade de polifenóis do chá verde, que contém antioxidantes em alta concentração.

Qual o princípio ativo responsável pelos benefícios do chá verde?

Algumas das propriedades curativas do chá devem-se ao tanino, que protege o sistema gastrointestinal de bactérias nocivas.

Uma molécula chamada teofilina, também presente na composição do chá, dilata os brônquios e facilita a respiração dos asmáticos, além de auxiliar nos tratamentos de gripe, bronquite e pneumonia.

Mas a vedete da turma de elementos ativos é uma substância batizada de EGCGS. Ela barra a enzima quinol-oxidase, estimuladora do crescimento de células cancerígenas, especialmente no intestino, esôfago, pulmão, mama e pele, combatendo esses tipos de câncer.

Graças a essa descoberta, a bebida ganhou o interesse da American Câncer Society, órgão norteamericano de pesquisa sobre o assunto.

Bem, isto foi tudo por hoje. Esperamos que tenha achado útil este post sobre como o chá verde diminui a celulite e que goste bastante da nossa receita.

Muito obrigado pela sua visita! Deixe-nos seus comentários ou perguntas relacionadas mais abaixo.

GOSTOU DESTE ARTIGO? AJUDE-NOS A DIVULGÁ-LO:

OUTRAS PESSOAS ESTÃO VENDO:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Responsável: Ricardo Correia
Finalidade: Gerenciamento e moderação de comentários
Legitimação: Seu consentimento expresso
Destinatários: Os dados que você proporciona ficarão hospedados nos servidores da empresa Hostinger
Direitos: Você tem o direito de acesso, retificação, limitação e supressão dos seus dados
Veja a informação detalhada sobre a proteção de dados na nossa política de privacidade.

error: O conteúdo está protegido.